Hoje em dia, em que muito se é comentado sobre as constantes inovações na tecnologia da informação, bem como o impacto que a internet e as novas mídias exercem na relação entre empresas e consumidores, uma das grandes tendências do momento é a Comunicação Integrada.
O alcance da Comunicação Integrada é bastante amplo e, justamente por contar com esse caráter de integração, ela abrange várias tendências e conceitos, tendo como uma das suas principais características promover a união de diferentes áreas da comunicação, tais como as relações públicas, jornalismo e publicidade e propaganda. Além disso, por contar com essa integração e convergência, ela se transforma em uma das mais interessantes e eficientes ferramentas de marketing da atualidade. Não por acaso, a Comunicação Integrada (também conhecida pela sigla CI) adquire cada vez mais um alcance gigantesco nos segmentos administrativos das mais variadas empresas.
No entanto, para efetuar e implementar de maneira correta e eficiente a comunicação integrada, é necessário realizar antecipadamente o seu planejamento, entender os conceitos que esse tipo de comunicação envolve e como eles devem ser utilizados.
Diante desse cenário, a primeira pergunta a se fazer é:
O que é a Comunicação Integrada?
De uma maneira bem geral, o conceito de Comunicação Integrada consiste na ação conjunta e bem planejada de uma série de esforços, táticas, ações, estratégias e produtos de comunicação.
Tais ações são planejadas e realizadas por uma empresa ou entidade, com o intuito de agregar valor para a sua marca ou de fortalecer e consolidar a sua imagem diante de algum público-alvo ou diante da sociedade em geral.
Nesse cenário de integração, a utilização das novas tecnologias virtuais e todas as suas possibilidades se tornam um dos elementos de destaque da Comunicação Integrada. Sendo assim, a internet, as redes sociais, a interação entre áudio e imagem e outras características atuam de forma constante na Comunicação Integrada.
O renomado teórico da administração Philip Kotler ainda complementa a conceituação da Comunicação Integrada, afirmando que esse tipo de comunicação corresponde a um modo de enxergar todo o processo de comunicação sob o ponto de vista do receptor dela. Ou seja, para Kotler, todos os esforços para elaborar uma Comunicação Integrada devem ser direcionados e planejados para se comunicar com o público-alvo de uma determinada empresa.
Além disso, para incrementar a conceituação de Comunicação Integrada, é importante ter em mente que esse tipo de comunicação pode ser feito de maneiras distintas; uma delas é a Comunicação Integrada Externa, e a outra é a Comunicação Integrada Interna.
A comunicação a nível externo tem como característica focar no cuidado que a empresa tem em apresentar a imagem dela para o seu público-alvo. Por meio dela são efetuadas estratégias para consolidação ou mudança de marca, por exemplo.
De uma forma geral, esse tipo de comunicação é um elo entre a empresa, os seus clientes e até os seus potenciais clientes.
Já a Comunicação Integrada Interna mantém o foco nos colaboradores que integram a empresa. Nesse aspecto, são muito utilizados meios de comunicação institucionais, tais como jornais informativos, newsletter, entre outros. A comunicação interna é bastante eficiente no que diz respeito a incentivar a equipe, explicar estratégias de empresa e outros pontos relevantes.
A Comunicação Integrada, portanto, é uma ferramenta essencial para o marketing atual, mas ainda assim pode existir a dúvida:
Como a Comunicação Integrada atua?
A Comunicação Integrada atua de uma maneira que consiga unir os canais de informação de uma empresa ou de uma determinada instituição, tornando assim a informação mais clara, objetiva e com mais alcance.
Para isso, a atuação da Comunicação Integrada funciona utilizando (e integrando) distintas áreas da comunicação, tais como a assessoria de imprensa, o jornalismo, a publicidade, as relações públicas e outras. Por meio dessa união de áreas e segmentos de comunicação, podem ser elaboradas estratégias que visam encontrar a maneira mais eficiente e abrangente para informar.
Além disso, essa convergência entre as áreas de comunicação organiza e oferece uma melhor estrutura para a realização de táticas de comunicação da empresa.
Não apenas por unir áreas como jornalismo, publicidade, entre outras, a Comunicação Integrada é importante também porque atua fazendo uso das ferramentas online, tais como blogs, redes sociais, vídeos e outras possibilidades oferecidas pela tecnologia. A internet hoje em dia já é uma realidade presente no cotidiano das pessoas, e o seu uso é muito importante para a atuação da Comunicação Integrada.
Além das evidentes vantagens é importante saber:
Quais os impactos que a Comunicação Integrada gera?
A Comunicação Integrada já se consolidou atualmente como uma importante ferramenta para o âmbito de comunicação das instituições e empresas, adquirindo atuação fundamental para o desenvolvimento do processo comunicacional das mesmas. Nesse aspecto, é possível avaliar também os impactos que ela exerce quando utilizada.
Um dos resultados estabelecidos pela comunicação integrada é um maior alcance da mensagem elaborada pela empresa, pois, ao fazer uso correto dos canais de comunicação e da devida integração dos mesmos, um público mais abrangente é impactado pela mensagem.
Outro impacto é uma mudança de postura, pois a Comunicação Integrada passa a exigir um melhor planejamento das estratégias de marketing ao aliar várias áreas e ferramentas de comunicação.
Além disso, a empresa se torna mais competitiva e não estagnada, pois ela fica mais alinhada aos atuais processos e métodos de comunicação.
Além de conhecer os impactos, é importante saber:
Por que cultivar a Comunicação Integrada?
Porque ele torna o processo de comunicação mais moderno e dinâmico, adequado à velocidade de informação que existe hoje. Ela também deve ser implementada e cultivada porque conta com a capacidade de integrar a mensagem informada, ajudando na identificação do público-alvo e nas suas características. Outra vantagem dela é que ela une todos os elementos do composto de comunicação, a tornando um tipo de comunicação completa.
Diante de tudo isso, é importante ter mente:
Quais são os benefícios de aplicar a Comunicação Integrada?
Por não ser um elemento útil apenas para fins comerciais, os benefícios da Comunicação Integrada compreendem também em uma melhor dinâmica administrativa para a empresa, visto que ela auxilia no planejamento de estratégias e nas tomadas de decisões.
Porém, para que os benefícios sejam devidamente notados, é necessário evitar alguns possíveis equívocos. Sendo assim, descubra:
Quais os principais erros na Comunicação Integrada?
Um dos erros mais frequentes é não dar sequência aos processos de Comunicação Integrada, pois esse tipo de comunicação é um processo que deve seguir em andamento, sendo planejado e replanejado de maneira constante.
A falta de planejamento para adotar a Comunicação Integrada é outro equívoco, uma vez que a união de áreas e setores da empresa devem estar a par de todas as abordagens adotadas. Com um planejamento adequado, o processo se torna mais eficiente e com resultados mais positivos.
Não pensar na comunicação externa e interna na elaboração da Comunicação Integrada compreende também outra falha, uma vez que esses setores devem estar unidos para que as estratégias de comunicação sejam devidamente efetuadas.
Portanto, diante de todo esse cenário de oportunidades e vantagens que a Comunicação Integrada proporciona, ela deve sempre ser pensada com carinho e planejamento. Com isso, os seus resultados certamente serão positivos.