Para entender o que é uma empresa de pesquisa de mercado, o primeiro passo é entender o que vem a ser uma pesquisa de mercado. A pesquisa é a aplicação de um conjunto de técnicas que envolvem planejamento, abordagem e tabulação de dados cuja finalidade é abastecer os tomadores de decisões com informações capazes de oferecer alguma segurança nesse processo.
O primeiro ponto a ser eliminado é a crença de que uma pesquisa de mercado apresenta soluções, ou que ela própria seja a solução para algo; não é. Trata-se de uma ferramenta gerencial valiosíssima no sentido de embasar decisões de Marketing.
Vale destacar ainda que falar em precisão em pesquisas de mercado é algo utópico. Uma boa forma de deixar isso claro é pensar em uma pesquisa eleitoral. Ao longo de um processo eleitoral, as pesquisas apresentam oscilações e mudanças bruscas. Isso acontece porque o universo pesquisado é dinâmico e a amostragem reflete esse dinamismo. É assim, também, com as pesquisas de mercado, razão pela qual é quase inútil recorrer a elas circunstancialmente. A pesquisa deve ser uma ação sistemática.
Tipos de pesquisa de mercado
Vale, inclusive, ressaltar que, dentro do processo de marketing, acontece em mais de um momento a necessidade de obter respostas a algumas perguntas. Cada pergunta demanda uma modalidade diferente de pesquisa.
A empresa pode, num primeiro momento, realizar uma pesquisa exploratória, buscando identificar necessidades não supridas, comportamento do consumidor, nichos de mercado e oportunidades de negócios, em geral. Esse processo deve gerar um produto que precisará ser testado antes de ser lançado, gerando assim a pesquisa de produto, que consiste, basicamente, na experimentação e outras técnicas para que seja possível entender a percepção do cliente acerca do produto.
Outra pesquisa que deve ser usada é a pesquisa de comunicação, cuja finalidade é colocar a prova as campanhas publicitárias, mas que acabam testando também toda a estratégia de comunicação e até de posicionamento do produto.
Por fim, a pesquisa de satisfação é extremamente importante. Se bem-feita, ela trará não somente respostas acerca da avaliação do consumidor acerca do produto, mas também dicas importantes do que a média dos consumidores mais valoriza nos produtos, uma informação valiosa para alimentar a estratégia de comunicação. Mais que isso, ela pode até mesmo gerar a oportunidade de um novo produto ou uma extensão de produto.
Qual o papel de uma empresa de pesquisa de mercado e por que contratar uma empresa de pesquisa de mercado?
Já foi dito que algumas empresas possuem estruturas próprias de pesquisa, mas esse privilégio é para grandes organizações, que investem fortunas em desenvolvimento e pesquisa, logo, além de terem condições de manter uma estrutura complexa, possuem demanda para isso.
Em empresas de menor porte, ter uma estrutura interna voltada exclusivamente para pesquisas de mercado é impraticável; primeiro porque não é uma estrutura pequena, uma vez que envolve profissionais de diversas áreas e mão de obra não tão barata como se possa imaginar.
Uma pesquisa é algo muito sério, porque a matéria dela é informação estratégica.
Quando se fala em pesquisa, as pessoas imaginam logo um questionário, entrevistadores e apresentação de gráficos e relatórios. A verdade, porém, é que existem várias metodologias diferentes de pesquisa, algumas bastantes sofisticadas, que precisam ter o acompanhamento, em muitos casos, de psicólogos.
Mesmo quando se trata de questionário, é preciso definir uma amostragem; não se pode sair por aí perguntando a qualquer um. Existe um perfil e um trabalho estatístico a ser feito. Por exemplo: X pessoas com o perfil Y, Z pessoas com o perfil W. A amostragem precisa refletir o universo pesquisado.
Em resumo, o papel de uma empresa de pesquisa de mercado é recebe um pedido, cuidar para que as perguntas estejam claras, escolher o método, ou métodos, a serem aplicados, definir a amostragem, acompanhar o processo e apresentar o resultado.
Como funciona uma empresa de pesquisa de mercado?
Abaixo, confira o passo a passo para a contratação e a entrega de uma pesquisa de mercado:
Contato – A empresa interessada na pesquisa entra em contato com a empresa de pesquisa de mercado para solicitar uma pesquisa.
Definição do tema – O passo seguinte é o contratante detalhar o que ele deseja saber, qual a informação que deseja obter. Essa fase é fundamental, e o papel do profissional é vital para que um diagnóstico errado não contamine todo o resto do processo. Muitas vezes, o próprio contratante não tem uma noção muito clara do que deseja saber. É preciso que o profissional do outro lado saiba extrair a informação correta.
Definição do público-alvo – O público-alvo é aquele a quem se destina o bem ou serviço entregue pelo cliente. É preciso saber quem é esse público.
Definição do método a ser utilizado – Nessa fase, a contratada, em acordo com o cliente, define como vai ser feita a pesquisa, definindo qual método é o mais adequado e melhor se encaixa na perspectiva de custo do contratante.
Definição da amostragem – Nessa fase é definido quem e quantos serão os entrevistados e onde eles serão encontrados.
Montagem da equipe e aplicação – Com base nas etapas anteriores, a empresa monta a equipe de trabalho e faz a aplicação da pesquisa.
Compilação e relatórios – Após a aplicação da pesquisa, começa o processo que levará aos relatórios finais, que serão entregues ao cliente.
Qual o papel das empresas de pesquisa de mercado no planejamento e qual a importância nas vendas?
Foi dito mais acima que a pesquisa é um processo contínuo dentro de uma empresa, o que leva à sua afinidade e ligação umbilical com o planejamento. A pesquisa, na verdade, só existe em função da preocupação da empresa com Marketing e Planejamento.
Foi dito, também, que a pesquisa é uma valiosa ferramenta estratégica. Por quê?
A pesquisa possibilita à empresa conhecer melhor o seu público-alvo, aqueles que justificam sua existência e seus esforços de desenvolver produtos e criar condições para que eles cheguem aos seus consumidores.
Obviamente que é muito mais fácil elaborar ofertas para quem se conhece; desenvolver uma estratégia de comunicação para alguém cujo pensamento, comportamento e atitudes são conhecidos pela empresa, ou desenvolver uma tática de conveniência para quem a empresa sabe como, onde e por quê compra.
Se a pesquisa for feita corretamente, se os gestores forem qualificados para usar as informações e se os profissionais forem qualificados, isso obviamente refletirá positivamente no volume de vendas, no share e na lucratividade da empresa.
Qual o papel ético das empresas de pesquisa de mercado?
O código de ética vigente para as pesquisas de mercado foi elaborado pela ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research – em 1994.
Esse código está vigente até hoje, e tem como escopo o rigor científico da pesquisa, a obediência às legislações nacionais e internacional, os direitos dos entrevistados, como o anonimato, os direitos e responsabilidades dos pesquisadores, empresas de pesquisa e clientes e a ciência das partes envolvidas da existência desse código.
O papel ético das empresas de pesquisa de mercado é o cumprimento do código de ética, no sentido de preservar a integridade das partes, sobretudo dos entrevistados.