Toda empresa, além de desenvolver inúmeras estratégias e atividades para o seu bom funcionamento, tem como foco fundamental o lucro. Isso é fato, quanto mais se cresce, maiores serão as chances de empreender novas tarefas para que a lucratividade também aumente.
E também pudera, num mundo corporativo altamente competitivo, muitas empresas concorrentes têm usado táticas ainda mais atrativas para alcançar patamares ainda mais altos. Contudo, não é toda empresa que sabe empregar estratégias inteligentes ou que procura meios alternativos para estar sempre na frente.
Não só apenas investir dinheiro em alguma atividade da empresa, mas realizar uma pesquisa de mercado pode expandir as oportunidades de a empresa crescer e ter um forte posicionamento.
É numa pesquisa de mercado que são traçados os passos do planejamento estratégico de uma empresa. Sua função principal é notar problemas e desafios que o estabelecimento está passando e definir metas para corrigir esses problemas.
Além disso, é por meio da pesquisa de mercado que a empresa se mantém antenada no estado atual do mercado e como certas ações podem melhorar a visibilidade da instituição e aperfeiçoar o relacionamento empresa-cliente.
A pesquisa de mercado pode determinar o sucesso do projeto?
Com toda a certeza! Pense a partir da perspectiva do cliente. O tipo de propaganda mais barata e também uma das mais eficazes é a propaganda boca a boca. Quando um produto ou serviço é de qualidade e satisfaz os desejos do cliente, é muito fácil dele informar a outras pessoas sobre seus benefícios e influenciá-los a adquirir também.
Em contrapartida, se o serviço ou o produto é precário e acaba se tornando um transtorno, a má reputação da empresa é facilmente propagada. Percebe o quanto a voz tem um efeito muito forte no mercado? Ainda mais vinda de um cliente em potencial? É por meio da pesquisa de mercado que uma visão distorcida da sua empresa pode ser corrigida e ser otimizada.
Verificar opiniões, preferências de público, comportamentos do consumidor, poder de consumo e outras variáveis pode determinar o sucesso da empresa, pois ela poderá verificar quais estratégias serão eficientes para atingir esse público.
E não só isso, a pesquisa de mercado também auxilia a empresa a empregar uma tendência de mercado mais forte e dinâmica para um público mais segmentado. Uma tendência não fica pra sempre no mercado, as coisas mudam.
E a pesquisa de mercado ajuda a empresa a seguir essas mudanças e a usar medidas que acompanhem essas transformações.
Como a pesquisa de mercado pode ajudar a reduzir custos?
Pense no momento de crise financeira que o país vem enfrentando ultimamente. Imagine que hábitos de consumo dos consumidores mudaram e que o orçamento se aperta. Essa preocupação também precisa estar na mente da empresa, pois uma vez empregada uma ação com custo muito alto para um público que não está vivendo uma realidade positiva, também pode resultar em crises financeiras para a organização.
É na pesquisa de mercado que esses custos são melhor administrados. Alinhamento e balanceamento de esforços, o uso de plataformas mais baratas de comunicação e de marketing, como a online e ter uma melhor análise de potencial de mercado são alguns dos benefícios dessa pesquisa.
Dessa forma, o dinheiro da empresa não é mal usado e se obtém resultados positivos mais claros e precisos.
Uma pesquisa de mercado mal elaborada pode causa prejuízos?
Sim, pode. Por ser um complemento importante do planejamento estratégico de uma empresa, é muito bom que a empresa tenha um roteiro montado para fazer a pesquisa. Caso não haja uma preparação adequada, os prejuízos podem ser pequenos ou até bem graves.
Não ter um objetivo claro, questionários sem uma linguagem adequada e para o perfil de público errado e até perguntas que não dão resultados específicos causam constrangimentos, não informam o tipo de público correto e ainda jogam dinheiro fora.
Além desses problemas, uma pesquisa de mercado mal feita pode comprometer a credibilidade da empresa mediante os erros de ortografia, falta de esclarecimentos e causar uma confusão na tomada de decisão.
Como escolher uma empresa para realizar a pesquisa de mercado?
Pois bem, se sua empresa não possui experiência em realizar uma pesquisa de mercado, a melhor opção é contratar um estabelecimento que forneça esse tipo de serviço. Toda empresa que você encontrar terá esse mesmo objetivo: buscar todas e quaisquer informações de acordo com as necessidades da sua empresa.
Levantamento de dados, tendências e tamanhos de mercado, segmentações e perfis de consumidor são alguns dos tópicos que essa empresa deverá trabalhar e fornecer informações. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para não gastar dinheiro à toa, até porque uma pesquisa de mercado não é um serviço muito barato.
Na hora da dúvida, pense nesses três aspectos para não ter preocupações posteriores:
Experiência com o trabalho: é importante verificar essa experiência, uma vez que ela está portando informações particulares, tanto da empresa como do público. Credibilidade e competência precisam ser variáveis fundamentais na hora de verificar uma empresa confiável. Além de uma parceria forte com a sua organização, é importante que essa empresa também ofereça um portfólio e informe quais métodos ela costuma trabalhar. Verifique se as suas necessidades serão atendidas de acordo com as técnicas que ela usa e como funciona o prazo de entrega.
Certificações: se ela possuir certificações de prêmios e outros reconhecimentos, ótimo! Contudo, o essencial é ela ter reconhecimento pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa). Dados sobre atividades específicas da empresa de pesquisa, infraestrutura, equipe técnica e a verificação de selos específicos da área são notas muito relevantes na hora de contratar o serviço.
Concorrência: você não vai encontrar só um tipo de empresa de pesquisa de mercado, vai encontrar várias! Avalie todas elas e veja se uma delas se mostra coerente com o serviço e se é de confiança. Lembre-se: preço baixo nem sempre é sinônimo de qualidade! Entretanto, pode ser que o custo seja em conta. Leve em consideração como ela se comporta contra a concorrência e quais as inovações que ela usa para fornecer uma pesquisa de mercado completa.
Como a pesquisa de mercado ajuda a ganhar tempo e dinheiro?
Com uma pesquisa de mercado bem feita, é muito mais provável ter economia de tempo e de dinheiro. Quando se usa ferramentas de inteligência associadas a um melhor posicionamento de mercado, a empresa vai adotar uma despesa financeira em estratégias mais baratas e mais eficientes. Campanhas de marketing digital, por exemplo, causam um grande impacto nos consumidores e garante ótimos resultados.
Outros tipos de informação, como é o caso do geomarketing, pode ajudar a empresa a agilizar o tempo em formular ações de mercado em regiões propícias para bons resultados.
E não é só isso, estudos comparativos com a concorrência, montar estruturas de serviços mais fortes e construir planejamentos mais baratos e comprometidos com lucro podem ser resultado do emprego de uma pesquisa de mercado.
Como a pesquisa de mercado pode ajudar a resolver problemas na minha empresa?
Imagine a pesquisa de mercado como uma bússola para o sucesso. Ela não vai lhe dizer o que fazer, mas vai apontar onde está o problema ou a solução. Algumas empresas não sabem resolver problemas porque não conseguem identificá-los ou precisam de uma comprovação de que algo não está certo.
A pesquisa de mercado muda esse comportamento. Ela é capaz de abrir os olhos da empresa de modo mais específico a partir de uma visão ampliada. Meio confuso, né? Mas é verdade. A pesquisa de mercado fornece um controle mais forte da empresa como um todo, porém mais atento aos detalhes, até mesmo aos mais minuciosos.
Até mesmo fazer com que a empresa “acorde” para a situação atual a pesquisa de mercado é bastante válida. Há empresas que pensam que uma estratégia pode ser empregada sempre e que os resultados serão sempre positivos. Isso não funciona assim e a pesquisa de mercado ajuda empresários e gestores a perceberem que insistir numa tática ultrapassada pode resultar em problemas ainda maiores.
Não só em resolver problemas ou estudar o público-alvo e as tendências de mercado, mas a pesquisa de mercado pode ajudar muito mais. Alguns administradores de negócios pretendem investir numa ação inovadora, porém ainda tem dúvidas em adotá-las ou não.
Não só como um divisor de águas dentro da organização, a pesquisa de mercado ajuda a transparecer o estado atual da empresa e a impulsiona a tomar atitudes ainda mais agressivas e positivas frente à concorrência. Ela também serve como um estímulo, motivando a organização a sempre crescer por meio de medidas inteligentes e eficientes.
Com um mercado ainda mais competitivo, com empresas crescendo e procurando obter uma fatia maior de reconhecimento do público, usar uma pesquisa de mercado se torna algo indispensável para toda empresa. Pensar que a pesquisa de mercado é algo que não oferece benefícios é como dispensar um seguro contra incêndio com uma casa pegando fogo hoje ou amanhã. É não pensar somente no presente e como atingir o público hoje, mas também no futuro, e como ter essa mesma fidelidade do consumidor em qualquer circunstância.